segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

São Paulo e suas diferentes expressões


Ontem a cidade de São Paulo comemorou 455 anos, e mais uma vez, a programação cultural fez parte da agenda do paulistano e daqueles que moram por aqui. Inúmeras exposições, peças teatrais, filmes, concertos, danças e shows puderam ser assistidos de graça pela população nos dois últimos dias.

Eu sai de casa no sábado a noite, assisti ao show do Seu Jorge, e no domingo, Natiruts, CPM 22 e uma banda que me fez voltar ao tempo através das músicas que foram tocadas, Achados e Perdidos. Mais uma vez, pude viver uma experiência multicultural sem sair muito longe de casa.

No Vale do Anhangabaú, milhares de pessoas, de todos os estilos, se reuniram para comemorar o aniversário de uma cidade que não dorme, não para um segundo, e reúne pessoas do mundo inteiro que buscam aqui oportunidades melhores. Quantas expressões em um só espaço! Conversei com idosos, moradores de rua, vendedores ambulantes, estudantes, seguranças, e em todos os rostos, o orgulho de fazer parte daquela festa que celebrava os 455 anos da maior cidade do país. Um senhor que mora no centro á 97 anos contou como viu a cidade avançar, e o que esconde os becos, ruas, bares e apartamentos que compõem o centro antigo de São Paulo, poucos imaginam, segundo ele, poucos sobrevivem ali.

Uma pesquisa na última semana, apresentada pela Folha de SP, mostrou que 53% de quem mora por aqui não trocaria a cidade por outra. Mesmo com todo o caos e agitação, pude ver o orgulho daqueles que ontem cantavam e afirmavam para a multidão "Eu sou de Sampa mano" ou "Esse aqui é o lugar, não tem outro".

Hoje a cidade amanheceu como se nada tivesse acontecido, é como se mais um ano houvesse entrado para um livro, página virada. Quem mora por aqui não tem muito tempo para pensar no que já aconteceu, afinal, a segunda feira te mostra que a semana começou e a rotina faz novamente parte da vida daqueles que aqui trabalham, vivem, ou pelo menos, tentam.

2 comentários:

Te disse...

bem falado marcelinho! participar de uma festa de aniversario de uma cidade como essa nao tem preço! Esse ano nao participei de nada, mas nos 450 anos da cidade estaava por aqui e a festança que foi feita por aqui foi de mais!

sou paulistana, e depois de 17 anos volto a minha cidade, e daqui nao saio tao cedo!! hehe

bjuuuu

Bárbara Teles disse...

a melhor definição eu assumi para mim: "são paulo é uma panela de concreto em constante ebulição. é o caos que funciona". voltando para o brasil, é o meu lugar. e, para esquecer de tudo isso, BH =)

bjo fofo!