sexta-feira, 13 de março de 2009

Formado...adaptando-se a nova fase

Engraçado como é a vida! Apesar de clichê, tenho passado algumas horas do dia pensando nisso.

Durante três semanas fiquei em Minas Gerais. Passei meu carnaval em Diamantina pelo sétimo ano e depois fiquei em BH para as cerimônias que me tornariam oficialmente um publicitário, com diploma reconhecido, já que muitos que exercem tal profissão nem cursaram toda a fase escolar.

Eu já estava habituado com a cidade de São Paulo, com a distância da família e dos amigos, com a ausência em únicos e divertidos momentos dos quais eu não podia fazer parte, mas dessa vez foi diferente, bem diferente.

Por duas semanas fiquei envolvido com várias celebrações que terminariam no último fim de semana com o baile de gala, obviamente o momento mais esperado. Após a primeira cerimônia formal com a faculdade me senti muito bem, dever cumprido, mais uma etapa concretizada, enfim formado. Até então tudo bem!


Após missa e colação a ficha ainda não tinha caído de que aquela etapa, por mais que significasse uma realização pessoal para cada um que ali estava, poderia significar também ruptura, distanciamento. E esse foi o sentimento que bateu após o baile. Somente após, pois durante a festa, que por sinal foi sensacional, não consegui parar para pensar nessas possibilidades.

Ao acordar no domingo, que sensação estranha. Formado, feliz, mas ao mesmo tempo voltando para São Paulo, sozinho novamente, deixando para trás tudo e todos que fizeram parte de mais essa etapa comigo e sem saber ao certo o que o futuro me reserva agora que tenho o tão esperado diploma na mão. O diploma na verdade vai para o currículo, mas na prática, o mercado exige muito mais que isso: competências, valores, habilidades, diferencial competitivo, enfim, a formatura te faz perceber que agora você é mais um buscando a oportunidade...e quantos estão nessa junto comigo?

Esses primeiros dias aqui foram bem ruins. Fiquei totalmente perdido, me questionando toda e qualquer escolha que eu havia tomado, relembrando as várias pessoas que nesses últimos 4 anos estiveram comigo, e tentando prever se essas pessoas estarão ou não comigo daqui há mais 4 anos. Alguém consegue saber? Só mesmo a afinidade irá determinar aqueles que ficam e os que apenas passaram.

Alguns já haviam me alertado sobre uma possível "ressaca" de formatura, eu não levei muito a sério. Depois de uma semana percebi que essa ressaca existe sim, e é bem pior do que a do baile. "A vida é assim meu irmão...toda etapa levam pessoas e ficarão aquelas com as quais você tem mais afinidade e te consideram", disse minha irmã lá em BH. É isso aí, mais uma vez vamos em frente sem pensar demais e assim que essa ressaca passar, eu espero trazer boas notícias em relação ao que a tão esperada vida de formado guarda para mim. A vida é mesmo engraçada!

3 comentários:

Bárbara Teles disse...

arrepiei de novo.
"a vida é a arte do encontro embora haja tanto desencontro pela vida", v.m.

fofo
recontrarás, com certeza!

o quando é que é o question mark!
bjo!

Talita Ferreira disse...

Parabens pela formatura Marcelinho...como voce disse: mais uma etapa cumprida.

Como disse a Babi que o Aristotles disse... (rs)...

voce tem os talentos
o mundo tem as necessidades

a oportunidade sera esse encontro

Onde? Quando? Ninguem sabe...

Enquanto isso...fique feliz por ser quem voce é, por ter feito o que você fez e por ter tido todas as experiencias e oportunidades que muitos desejariam ter tido.

Dont worry, be happy! :D

Bjo Grande

Marcelinho disse...

Isso aí garotas...acredito que assim que começar o processo de intercâmbio as coisas irão melhorar :)

Valeu pelo apoio!

Beijos!