quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pura Vida mae, Pura Vida!


Pura Vida mae, Pura Vida!
(Fotos em breve)

É assim que as pessoas aqui se cumprimentam (leia-se mae com acento agudo máe). Pura Vida significa algo como “Estou bem, excelente!” – e é assim que espero mantê-los atualizados sobre o que acontece por aqui.
A partir deste post começa-se uma nova trajetória que irei viver por pelo menos 365 dias. Mesmo assim, optei por manter o mesmo blog que usava quando fiz parte do comitê nacional da AIESEC no Brasil, afinal, a oportunidade que tenho neste momento é resultado de uma série de experiências que pude viver nos últimos 4 anos nessa organização.
Vamos aos updates...
Desde o último sábado, dia 21 de novembro, estou morando em San Jose, capital da Costa Rica – país da America Central que faz divisa com o Panamá ao sul e Nicarágua ao norte, além da costa caribenha que cerca boa parte do país ao leste. Confesso que no início não me imaginava por aqui, mas depois de tanto buscar, veio uma oportunidade profissional que me fez aceitar o desafio e mergulhar nessa nova cultura que agora estou presenciando.
1-      A chegada até aqui:
Tranqüila. Bem mais que eu imaginava. Foram cerca de 7hrs e meia de vôo saindo de São Paulo com conexão em Lima no Peru e finalmente, San Jose. Pontualidade, bom atendimento e a única exceção foram as refeições servidas durante a viagem... Leia-se classe econômica.
Ao chegar, a burocracia na imigração acabou sendo maior que eu imaginava, mas depois de 20 minutos de conversa em portunhol, fui liberado e entre i no país. Tinham duas pessoas da AIESEC me esperando e pude conhecer um pouco da região.
2-      Primeiras impressões:
Pessoas pacientes, receptivas, alegres e amigas – sangue latino hehe! O país é pequeno, porém, as províncias são distantes umas das outras e isso nos dá a impressão de grandeza quando na verdade estamos em uma área menor que o estado de São Paulo.
Muitos americanos estão por aqui, vivendo em áreas bem privilegiadas que abrigam condomínios que se parecem resorts, inclusive pude conhecer um deles no fim de semana passado já que um amigo brasileiro está morando em um! Com os americanos vieram dezenas de restaurantes fast food, por toda a parte, de todos os estilos – disso eu não sentirei falta.
A cidade de Sam Jose é totalmente cercada por montanhas e alguns vulcões – ainda não tive tempo para visitá-los, mas farei.
Ah, no dia em que cheguei fui recepcionado em uma balada que se chama Rumba – o nome indica o ritmo que predomina lá dentro! Rumba, salsa e algumas poucas músicas eletrônicas. Gente, o pessoal aqui vai ao delírio na pista de dança quando toca “Meu calhambeque” do Roberto Carlos haha, em ritmo de salsa, passei mal rsrs!
Notei também que o sentimento de insegurança está instalado entre todos que moram aqui e isso faz com que inclusive os candidatos a presidência para 2010 tenham como slogan “La seguridad”, todos eles. O trânsito é bem caótico, as ruas não têm endereço (Sim, você tem que fornecer as direções de acordo com os pontos cardeais para que possam encontrar sua casa – 100 metros a leste, 200 ao norte e etc), e por incrível que pareça muitas coisas são mais caras que no Brasil, outras não.
3-      O trabalho:
Estou trabalhando na Novartis, uma das 5 principais indústrias de medicamentos do mundo, de origem suíça, com sede em Basel. Para mim tem sido algo totalmente novo – não me imaginava no meio farmacêutico até então.
As pessoas da empresa são fantásticas, mega atenciosas, disponíveis, educadas e bem humoradas. Esse clima em contribuído para amenizar a saudade que bate nos finais dos dias. Somos ao todo cerca 90 funcionários que ocupam dois andares de um dos principais edifícios de business do país – El Torre Mercedes.
Aqui na Costa Rica somos responsáveis também pelas estratégias que serão implementadas em Nicarágua e Honduras, isso torna o trabalho mais desafiador. A empresa tem três divisões: Mass Market, Retail e Specialties – medicamentos com e sem receitas que se aplicam a diversos casos, varejo e doenças crônicas que exigem tratamento especial.
Depois de três dias d induction na empresa conhecendo todas as divisões e principais processos, ontem fui alocado em meu primeiro projeto – resumindo faço parte agora da divisão de Retail e serei responsável por executar uma estratégia para reforçar a relação Novartis – pontos de vendas, nos três países que somos responsáveis. Desafios a vista!
4-      Estilo de vida
Estou morando em San Pedro, um distrito da província de San Jose. Divido um apartamento com o Burak, um turco que trabalha comigo na Novartis, gente fina o cara. Ao nosso lado, outros três apartamentos hospedam trainees que também vieram pela AIESEC –Eslováquia, Estônia, Porto Rico, Brasil e Turquia são alguns dos países que estão por aqui.
Todos os dias tenho uma carona às 7:30 para ir trabalhar e volto de ônibus às 17:00. Ainda não pude conhecer quase nada turístico, mas esse fim de semana vou me arriscar pelo país. epois mando mais detalhes e em breve fotos daqui.


Abraço a todos!


12 comentários:

Te disse...

marcelinhooooo! adorei! =) to feliz de ver q ta td bem por ai!! continue dando noticias! quero saber das suas loucuras ai pela america central! =) heheh oh!! vc tem q conhecer o Tico!! Um menino ai da Costa Rica q foi fazer X em Ctba! ele é MTOOO gente boa! =)
Bjao!!

Gustavo Bonafé disse...

Grande amigo!

Mano, desejo sucesso pra ti ai!
Mantenha esse blog sempre atualizado hein?

Ótimo post, deu pra imaginar um pouco do que está vivendo no estrangeiro.

Se cuida.
abraço,
Bona.

Larissa disse...

Muuuuuito legal seu relato!!
Agora pra complementar só falta as fotos!!
Posto logo..to curiosa!!
Boa sorte por ai,

Bjoss

carol copinho disse...

Ei Marcelinho!!!!
Aê, fico mto feliz com essa sua nova aventura!!! Faltou falar da baixaria!!! Como que foi essa Rumba de verdade hein?? heheheheh
Beijos querido!
Tudo de bom p/ vc!

Priscilla disse...

=)

Marcelinhoo!! =) Que bom que tá dando tudo certo e que você está gostando!!

Com certeza você vai ter muita coisa boa pra contar, não deixe de dar notícias viu!?!!

Um Bjãoo!

;)

Pri

Luiza Gosling disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA se eu passei mal de rir com a história do Roberto Carlos e o delírio na pista de dança, imagino vc... eu ia desmanchar de tanto rir... povo é engraçado demais né... ahahahahahahahahahahaha Vai me divertindo por aí tá! bjinhos no coração

Mari[ disse...

Marcelinhoooo

Q saudades de ler seu blog e mtas saudades mais de vc!
Bom saber q seus primeiros dias tem sido bem legais!
Aproveite bastante e sempre estarei por aqui!!!

Bjo Bjo Bjoo =***

Luiz Marcos disse...

Mandando bem Marcelim!!!
Sorte pra ti aí rapá! E Já vai guardando meu lugarzinho aí que ano que estarei trabalhando contigo!! hehehe
Abrass

Lubianca da Motta disse...

Aqui é engrançado que a gente escuta muita música brasileira mais antiga, inclusive funk e tudo. Mas chamam todas essas músicas de "axé" heheh. Aqui "salir de rumba", "emrumbarte", etc. quer dizer "fazer festa" basicamente. Mas esses ritmos caribenhos tocam aqui.

Muito bom primeiro post! Aguardo mais notícias! :D

Leo Frade disse...

Passa a bola Romário!!!
E ae parceiro, como vai?
Gostei de ver o post kick off hein!
Pelo jeito essa experi vai ser fodastica...
aproveita bastante ai e não faça como eu que posto algo no meu blog uma vez no semestre... hehe
abs

Evelise - @CP disse...

Fico feliz que esteja aproveitando mais esta experiência maravilhosa, Marcelinho!

Boa sorte e sucesso!

Um beijo!

Thays disse...

oi meu querido!!
que bom que está gostando!
aproveita muito... e nos mantem informados... (das baixarias tbm, como diz a copinho hauahuahua)
mto sucesso pra vc!!
saudades
beijão!