domingo, 7 de setembro de 2008

AIESEC International Congress no Brasil - finalmente!

Dessa vez bati meu recorde em relação ao tempo em que não posto nada no meu blog. Não foi por falta de motivos, mas o tempo foi o fator mais escasso nas últimas 3 semanas aqui em São Paulo. Como eu havia dito no último post, realizamos pela primeira vez na América Latina o Congresso Internacional da AIESEC, e dessa vez, comemorando os 60 anos da organização no mundo. Esse é o maior evento da organização, e sem dúvida a experiência mais intensa que podemos viver, sobretudo em relação à diversidade cultural.



No dia 21 de setembro, mais de 800 pessoas, de 106 países diferentes chegaram aqui. Fomos todos para o hotel Holliday Inn, no Parque Anhembi, onde aconteceria o congresso até o dia 30. Imaginem isso: Paquistão, Afeganistão, China, Rússia, India, Russia, Canadá, EUA, Macedônia, enfim...todos juntos discutindo estratégias e o nosso papel na sociedade como agentes de mudança - sem noção! O tema do congresso era sustentabilidade e por isso diversas empresas globais - Inbev, ING, Electrolux, DHL, Unilever, PWC, etc - estiveram conosco para nos demonstrar como podemos fazer parte delas e o que elas esperam da gente nesse contexto social, econômico e ambiental. Palestras com o atual presidente do grupo Santander Brasil, Fábbio Barbosa, a senadora Marina Silva, Oscar Motomura da Amana Key e Robert Wong foram alguns dos nomes que passaram pelo congresso. Sem dúvida muito aprendizado e muitos contatos nesses 10 dias!

Tirando a parte profissional na qual fiquei envolvido boa parte do tempo, já que como o congresso era no Brasil precisávamos conquistar as empresas que ali estariam para que se tornassem parceiras da AIESEC no Brasil, tínhamos também a agenda de festas. Cada noite do Congresso a festa era de uma parte do planeta - primeiro dia festa da África, depois Europa Central, Europa Leste, América Latina, Ásia, enfim...experimentei todas as possíveis bebidas típicas de todos os lugares pelos quais se quer um dia pensei em conhecer. Em um dos dias fechamos a quadra da escola de samba Mocidade e fizemos a "Noite Brasileira"lá - imaginem os gringos ao som da bateria da Mocidade e assistindo ao show que as mulatas deram no palco! A AIESEC colocou todos esses paises em um mesmo espaço e me deu essa oportunidade! O congresso foi ainda um momento para rever pessoas que eu não via há algum tempo. Muitos dos que aqui estavam estiveram na Turquia comigo ano passado e revê-los no Brasil foi bem especial.

Depois de 10 dias em um hotel 5 estrelas, vivenciando as mais diferentes culturas e costumes que você possa imaginar, voltamos para casa dia 30, um sábado no qual SP amanheceu aos 13 graus e nos fez tirar os casacos do guarda-roupas. A expectativa era de descando, mas no domingo de manhã voltamos ao Holliday Inn para retirar o que sobrou dos nossos patrocinadores - centenas de galões de água mineral e milhares de caixinhas de suco estão agora ocupando os lugares mais inusitados da casa, desde as paredes até a pia da cozinha! Iremos aproveitar esse estoque para os próximos eventos.

Essa semana tive dois dias de folga para recuperar o cansaço e voltar a ativa. Nesse fim de semana saí com a Cris, minha prima, fiz um tour pela Augusta para conhecer a tão famosa noite que todos comentam, terei um churrasco e um aniversário hoje. Amanhã tudo volta ao normal, o rítmo está ainda mais acelerado pois agora temos que dar conta de todas as empresas que estão nos procurando, cuidar do suporte aos escritórios da rede, organizar mais uma conferência que ocorrerá esse mês e realizar meu trabalho em marketing e com os alumni do Brasil! Acredito que depois dessa experiência tão intensa aqui no MC a carga horária de trabalho das consultorias mais famosas fica fichinha prá gente rsrs! Ano que vem o Congresso Internacional será na Malásia, quem sabe terei um post de lá?!?

5 comentários:

Thays disse...

Marcelinhooooo
que saudade de td aih!!!
naum queria mais ir embora!
mtoobrigada por td.... me diverti demais com vc!
vc eh meu ídolo!!
hauahuahua
bjaum!!
Thaysinha - NeXT!

Unknown disse...

É doido eihh....10 essa matéria.
Mostrei pro pessoal aki de casa e pros meus amigos conhecerem um pouco do tamanho da @.

Gde abraço.
Rodolfo

Larissa disse...

Marcelinho do ceu...e loucuta q ta sua vida hein!!!
Para um pouco pra descançar..c nao ta ficando louco nao?? hehehe

Saudades...
Bjosss

ricardo lovatto blattes disse...

essa congresso merece muitos posts... daqui uns dias eu também vou dedicar um!

Raphael Camargo Costa disse...

Muito boa a sua foto na brazilian night hehehe...

Abraços coach!