segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tempo ao tempo...


Para ouvir enquanto lêem!

No próximo dia 21 fazem três meses que cheguei em solo tico. Na bagagem vieram muitas roupas de verão, pouquíssimas de inverno – arrependimento, enganam-se aqueles que pensam que a Costa Rica nao faz frio – coisas típicas do Brasil, já que a idéia ERA fazer uma apresentação cultural para a AIESEC daqui e muitas expectativas...


Primeiramente ao pensar que aqui as coisas seriam baratas e a conta bancária teria saldo positivo mesmo ao final do mês (sim, tenho saldo positivo, mas não mais que 2 dígitos). O custo de vida na Costa Rica é alto, com excesão aos transportes públicos, que como já citei aqui, são bem baratos. Não vamos entrar no quesito conforto dessa vez! Aluguel, alimentação e lazer levam boa parte do que ganho como trainee.


Imaginava também uma capital organizada, limpa, com muitas atrações turísticas – não é o caso de San Jose. Aqui as pessoas trabalham, vivem nos arredores e viajam nos fins de semana com certa frequência, já que a Costa Rica que os turistas buscam está a pelo menos duas horas daqui, aí sim, vale a pena.


Profissionalmente, o principal motivo que me trouxe até aqui,  cheguei paciente, sabendo que uma job bem definida e grandes responsabilidades viriam com o tempo, viriam com certa confiança adquirida e com horas e horas de tarefas operacionais, é assim com todos.


E o tempo tem correspondido...lentamente, como quase tudo aqui na Costa Rica (se lembram do tico time? Estou quase adaptado!). Estou trabalhando na divisão de varejo da Novartis, uma empresa com origen suiça, líder do setor farmacêutico na América Central e atualmente, a terceira maior empresa do ramo no mundo. No início estava bem perdido, a estrutura organizacional sofria alterações, novas pessoas estavam sendo contratadas e o que era antes Novartis Costa Rica se transformou em um cluster que reúne agora 3 países contando com Honduras e Nicarágua, além de determinadas atividades que são realizadas aqui e ¨exportadas¨ para toda América Central e Caribe.


Depois desses quase três meses aqui, aprendi a usar excel (calma, nada de tabelas dinâmicas ainda), coloquei em prática alguns conceitos que já não me recordava depois de sair da facul, estou aos poucos conhecendo as divisões e as pessoas que compõem a companhia e as responsabilidades finalmente apareceram!


Eu e o Tiago estamos agora finalizando uma análise de preços nos três países da região, o que permitirá a empresa ampliar consideravelmente o retorno em vendas por aqui. Além disso, estou responsável por executar e acompanhar todas as ações promocionais da área de varejo na América Central e Caribe – isso envolve basicamente a criação do pack promocional e materiais PDV com a agencia publicitária, codificação, precificação, distribuição (eu sabia que um dia no marketing a logistica viria me encontrar), controle e feedback. Estou bem empolgado já que esse aprendizado será válido para as experiencias que busco.


Em relação ao custo de vida e a estrutura de San Jose não tenho muito o que fazer rsrs...Ontem foi eleita a nova predidente da Costa Rica, pela primeira vez na história do país uma mulher irá governar – Laura Chinchilla venceu com 46,8% dos votos – quem sabe com ela boas mudanças virao?!


Para compensar, sigo viajando quase todos os fins de semana e aproveitando ao máximo o principal atrativo daqui: a natureza! Praias, vulcões, parques, rios, cachoeiras, águas termais, florestas...e como dizem por aqui: ¨Sin ingredientes artificiales¨! Así es, Pura Vida!
 


Aos que estão no Brasil, aproveitem o carnaval por mim, dessa vez nada de Diamantina, irei para uma praia por aquí na qual dizem haver um carnaval, mas já me alertaram: nem tente comparar com o que se vê no Brasil…sim, eu sei, essa não era uma das expectativas.


Abraços!

4 comentários:

tiagopizzolo disse...

velho, pra mim, o tempo ta passando muito rápido. para mim, ainda espero melhoras no trabalho, mas acho que elas vem sim.

abracao.

Bárbara Teles disse...

Ô meu Gigante!

Me senti muito "eu", lendo "você". Os questionamentos nos perseguem e todos os dias queremos provar para nós mesmos que "valeu a pena"/"tem valid"/"valerá".

Se aí não tem carnaval, imagine aqui?! =)

Youtube foi vetado: que música colocou?

Vamos nos falar em breve?!

Se cuida!!

Marcelinho disse...

mTiago, certamente as coisas vao melhorar sim...assim como vc eu tb espero mais!

Fofa, coloquei a música do Patu Fu, Sobre o Tempo...vou te ecrever um email! Bjs

Unknown disse...

Marcelito...menino de sorte que anda pelas ruas de San Jose..rs!

Adooooro ler o seu blog e gosto mais ainda quando leo e vejo que participei um pouquinho de tudo!=)

beeeeeeijos Chico!