terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mudança de percurso


Nas ultimas semanas tenho me questionado bastante sobre minhas escolhas e os fatores que envolvem cada uma delas. Fiquei um pouco " out " pois precisava refletir, entender melhor tudo que se passou e quais as opções eu terei daqui prá frente.



Para aqueles que acompanham meu blog, eu havia me candidatado para MCP, presidente da AIESEC no Brasil. O processo foi longo, desgastante, foram quatro candidatos e exigiu uma carga de energia que eu mesmo nao sabia possuir. No final, nao fui eleito, e pela primeira vez, pude sentir o que significaria essa perda, tentando analisar através de uma perspectiva positiva de que provavelmente, oportunidades melhores virao.



O processo em si valeu a pena - um super aprendizado, intenso, no qual o auto-conhecimento é o principal ganho, uma competência com a qual eu venho trabalhando há algum tempo e dessa vez pude perceber o quanto ela evoluiu, pois enxerga-se suas fraquezas e seus pontos fortes, saindo de certa forma lapidado, com um grau de maturidade ainda maior. Nao foi fácil, e nao está sendo - e é sempre assim quando se perde algo para o qual você se dedicou e acreditou, mas novamente, quero acreditar que oportunidades melhores irão aparecer.



A partir de agora tenho mais 6 meses de gestao como diretor de Marketing. Volto para SP dia 5, depois de um merecido descanso, novamente motivado a fazer o meu melhor e terminar uma experiência que sempre quiz viver, e desde entao, tem sido super enriquecedora, profissional, mas sobretudo, pessoalmente.



O desafio agora é definir meus próximos passos. Ainda não estão claros, mas com certeza, estarei em algum lugar do mundo a partir de junho, seja na mesma organização, no mercado internacional, ou em SP, a AIESEC é assim - ao mesmo tempo em que uma porta se fecha, abrem-se outras, basta agora escolher a correta, ou melhor, a que irá me proporcionar experiências tão enriquecedoras quanto as que eu tenho vivido ate hoje. E muitas ainda virão...




domingo, 23 de novembro de 2008

São Paulo - viver é se surpreender

São Paulo - é a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério sul, considerada a décima quarta cidade mais globalizada do planeta, é ainda a décima nona mais rica e abriga na região metropolitana 19 milhões de pessoas, tornando-se a maior aglomeração urbana do mundo. Concentra 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil e é responsável por 12,6% do PIB brasileiro. (Fonte: wikipedia)
Na próxima semana, completam-se seis meses que estou vivendo em São Paulo, capital, Vila Mariana, zona centro sul da cidade. Aqui você vive na arte de administrar seu tempo para que ao final do dia, tenha a sensação de dever cumprido. Programa-se os minutos para o café, a caminhada até o metrô, o tempo de percurso do ônibus, o tempo que irá durar uma reunião, e claro, um buffer time para os congestionamentos, que quase sempre, marcam a vida de quem vive por aqui, especialmente nos dias de chuva, quando alguns dizem que chove super bonder, já que ninguém se move.

Nesses seis meses, trabalho não tem faltado, agenda sempre lotada, mas quando optei por me candidatar a diretoria da AIESEC no Brasil, um dos fatores que me motivaram foi a possibilidade de morar, ou melhor, viver em São Paulo. A cidade é cosmopolita em todos os aspectos, abriga perfis do mundo inteiro, pessoas que deixam seus estados, seus países e buscam aqui um lugar ao sol. Nordestinos em massa, mineiros, cariocas, gaúchos, nigerianos, chilenos, koreanos, italianos, israelenses e claro, japoneses - SP é a maior colônia de japoneses fora do Japão. Isso te permite viver diferentes partes do mundo em um só lugar.

Comer sushi na Liberdade, massa no Bexiga, comida grega na Tiradentes, americana no Jardins, enfim...basta procurar que acha. E tem para todos, desde pratos populares aos mais requintados restaurantes do mundo que chegam a cobrar 600 reais em um jantar - e ficam lotados pois aqui estão os ricos do Brasil.

Eu tenho conhecido a cidade aos poucos, sem pressa. Não penso muito antes de aceitar aos convites que chegam - festas de aniversário, jantares de negócio, shows, bares - todos são oportunidades de conhecer a cidade, pessoas que aqui vivem e quem sabe poderão abrir novas portas por aqui, ou pelo mundo!

Na última quinta feira, foi feriado em SP em razão do Dia da Consciência Negra. Várias pessoas fizeram uma manifestação na Paulista e para comemorar a data, teve um show do Seu Jorge, gratuito, na Praça da Sé, bem em frente a igreja. Eu fui. Ali percebi o quanto essa cidade é diversa. Nunca tinha visto em um mesmo lugar tantas pessoas diferentes, bem diferentes. Operários, hippies, rappers, prostitutas, estudantes, clubbers, todas as tribos foram assistir ao show do Seu Jorge naquela noite. Foi engraçado estar no meio daquela multidão no centro de São Paulo, na praça da Sé, onde todos os dias milhões de pessoas se trombam e se apertam dentro dos vagões das linhas azul e vermelha do metrô.


Show do Seu Jorge - praça da Sé, 20/11/08

Estação da Sé, SP

Sexta descemos a Augusta para tomar uma cerveja, e mais uma vez uma expriência multicultural. A Rua Augusta é um mix de pessoas muito curioso - de um lado concentram-se butecos de copo sujo e os puteiros, bordéis, casas de sexo, enfim...você passa e é convidado a entrar e surgem as mais variadas promoções para atrair o cliente. De outro, o luxo dos Jardins, apartamentos caríssimos, carros importados, bares modernos, vale a pena conferir.

Durante a semana eu estava andando pelo metrô quando um banner me chamou a atenção - Use Bike - parei para saber do que se tratava. "Trata-se de uma iniciativa para estimular os cidadãos utilizarem a bicicleta para irem ao trabalho, e dessa forma, reduzir os congestinamentos e a poluição gerada pelos carros".



Mais uma vez SP me surpreendeu! A iniciativa é apoiada pelo governo, uma forma barata e ecologicamente correta de andar pelas ruas. Hoje, domingo, acordei e o sol lá fora não me deixaria ficar em casa. Eu estava precisando de refletir, sozinho, pensar com calma. Aluguei uma bike e resolvi pedalar, fui até o Ibirapuera, onde fiquei por toda a tarde, conheci até umas gaúchas la :) O parque, lotado, me mostrou mais uma vez que quem mora aqui quer aproveitar as opções, e ali, em um dos poucos pontos verdes que encontra-se na cidade, pode-se observar todas as classes sociais tentando esquecer do caos que ali circunda e buscando a energia da natureza para enfrentar o ritmo da semana que começa amanhã.


domingo, 16 de novembro de 2008

Novas decisões, Profissão Repórter, BH, XXX!!!!

Muito aconteceu depois do Team Days qdo estive em Monte Verde. Nas últimas semanas acumularam uma série de atividades com as quais acabei ficando um pouco "out" por uns dias, confuso. Tive que entregar uma prévia da minha monografia, e ao mesmo tempo, decidir qual seria o meu futuro na AIESEC. Optei por me candidatar a presidente nacional. Neste momento concorro com mais 3 pessoas e o processo final ocorrerá dia 14 de dezembro. Se der certo, assumo a gestão em junho de 2009, caso contrário, novas opções terei que pensar :)

Essas semanas que se passaran foram bem engraçadas por aqui...teve uma sexta feira em que fomos para a balada, eu, Pablito e Lilian, voltamos 7 da manhã. Às 9, o Super que mora comigo me acorda:

- "Chê, acorda"!
- O que foi Super, acabei de chegar!"
- "A Rede Globo está aqui em casa, acorda!"
- "Pegadinha do malandro né?"
- "Sério chê, o Caco Barcellos está no sofá da sala!"


Imaginem essa cena. Eu, pós balada, acordando, e o Caco Barcellos sentado no sofá da sala nos esperando para filma o Profissão Repórter, na minha casa haha!

O tema era a vida das diaristas, e como ele conheceu a Michele, nossa diarista, no Centro de Tradições Nordestinas, resolveu acompanhar a rotina dela, e sábado, era dia de faxina aqui :)

Foi uma comédia gravar o programa - o Caco ficou aqui por 3 horas gravando, e a gente se divertindo com a Michele!

Depos disso, fui para BH, passei o final de semana, tirei fotos para convite de formatura, acompanhei as eleições da AIESEC BH, e passei momentos em família.

Agora, acabei de chegar da Exxperience SP! Uma super festa, 16 horas de balada, ainda estou me recuperando! E a rotina amanhã volta, e vc se sente cada vez mais adaptado a correria paulistana!

sábado, 25 de outubro de 2008

Team Days em Monte Verde, MG

Nosso último fim de semana foi massa! O time de diretores da AIESEC no Brasil saiu de SP na quinta feira, 6 da manhã em direção a Monte Verde, uma cidadezinha de 6 mil habitantes no Sul de Minas Gerais, pouco depois da divida entre os estados.


O objetivo da viagem era revisar o planejamento da AIESEC no Brasil, avaliar a gestão do time até o momento, trocar feedbacks e avaliar a performance dos 27 escritórios no Brasil. Ficamos hospedados em uma pousada no alto da montanha, acordávamos todos os dias as 9 da manhã e trabalhávamos até as 7. Depois disso era hora de conhecer as opções de lazer de Monte Verde.


Reduto dos paulistas no inverno, Monte Verde pode ser comparada a uma mini Campos do Jordão, claro que sem tantas opções de lazer e pessoas milionárias pelas ruas consumindo o melhor da gastronomia típica de países frios da Europa como na cidade vizinha. Chocolates, fondue, trutas, queijos e vinhos se encontram por toda parte! Opçoes de esportes radicais também estão entre as atrações da cidade: arvorismo, motocross, rapel, ciclismo e muito mais no meio a muito verde ainda não tão explorado.

Sem dúvida, valeu a pena ter saído de São Paulo, curtir um frio na lareira, respirar ar puro, acordar sem o barulho do trânsito e sem os gritos do bêbado que costuma aparecer na porta da nossa casa gritando de manhã. Reunir todo o time, compartilhar expectativas e feedbacks nos dá uma nova energia para continuar nosso trabalho até junho de 2009. Sem contar as degustações de cachaças, licores, queijos, doces mineiros, e as cervejas importadas que estão em qualquer bar ou restaurante da cidade. Vale a pena passar um fim de semana em Monte Verde!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Conferências, programas de TV, rotina e fim de semana em família!

Já não é novidade começar meus posts dizendo que há muito tempo não atualizo o blog, mas é realmente isso que tem ocorrido - a agenda está mais lotada que nunca e fica cada dia mais complicado ter alguns minutos do dia para colocar o que anda acontecendo por aqui.

No último mês nosso time se organizaou para realizar duas conferências seguidas - foram os Functional Meetings, ou seja, dois fins de semana nos quais cada diretor ficou responsável por estruturar a agenda focada nas necessidades específicas de cada área, no meu caso Marketing.

A conferência foi aqui perto de SP, em Itapecerica da Serra, cerca de 120 pessoas estiveram por lá em cada fim de semana. Foram dias de trabalho estruturando conteúdo, convidando empresas e me organizando para entregar pela primeira vezna AIESEC no Brasil um encontro voltado para marketing e comunicação. Foi muito massa encontrar as pessoas que trabalham em cada um dos ecsritórios da rede no país reunidas discutindo estrategicamente os principais focos da gestão.


Claro que a diversão não poderia faltar e ao final de cada noite, festas aconteciam regadas ao IceIta (drink criado pela AIESEC no Ita), cerveja e vodkas importadas.


De lá prá cá a rotina tem sido bem mais intensa, diversas reuniões, novos parceiros surgindo, viagens, enfim, tenho que cada vez mais ter um rígido controle em relação ao tempo.

Cerca de 2 meses atrás havíamos sido convidados para irmos ao CQC - Custe o que Custar, programa da Band e ao Programa do Jô, na Globo. Semana passada recebemos a confirmação e lá estávamos nós. Ambos foram muito engraçados, nos divertimos bastante e conhecemos de perto os bastidores de cada um dos programas. Detalhe: a Rede Globo é foda - até motorista veio nos buscar para assistir ao Jô, imaginem nossa cara andando de van pelas ruas de SP com destino ao Morumbi onde fica a Rede Globo rsrs!

Para completar a semana, e da melhor forma possível, minha família se reuniu em SP para o casamento da Cintia, minha prima. Foi um dos melhores fins de semana desde que cheguei em SP, e como tinha muito tempo que eu não encontrava as pessoas, sobretudo minha irmã e meu pai, nos divertimos horrores, valeu a pena.



A partir de amanhã, novas reuniões, agenda cheia e viagem para Monte Verde em MG, local onde o nosso time irá realizar o segundo Team Days do ano!!!

domingo, 7 de setembro de 2008

AIESEC International Congress no Brasil - finalmente!

Dessa vez bati meu recorde em relação ao tempo em que não posto nada no meu blog. Não foi por falta de motivos, mas o tempo foi o fator mais escasso nas últimas 3 semanas aqui em São Paulo. Como eu havia dito no último post, realizamos pela primeira vez na América Latina o Congresso Internacional da AIESEC, e dessa vez, comemorando os 60 anos da organização no mundo. Esse é o maior evento da organização, e sem dúvida a experiência mais intensa que podemos viver, sobretudo em relação à diversidade cultural.



No dia 21 de setembro, mais de 800 pessoas, de 106 países diferentes chegaram aqui. Fomos todos para o hotel Holliday Inn, no Parque Anhembi, onde aconteceria o congresso até o dia 30. Imaginem isso: Paquistão, Afeganistão, China, Rússia, India, Russia, Canadá, EUA, Macedônia, enfim...todos juntos discutindo estratégias e o nosso papel na sociedade como agentes de mudança - sem noção! O tema do congresso era sustentabilidade e por isso diversas empresas globais - Inbev, ING, Electrolux, DHL, Unilever, PWC, etc - estiveram conosco para nos demonstrar como podemos fazer parte delas e o que elas esperam da gente nesse contexto social, econômico e ambiental. Palestras com o atual presidente do grupo Santander Brasil, Fábbio Barbosa, a senadora Marina Silva, Oscar Motomura da Amana Key e Robert Wong foram alguns dos nomes que passaram pelo congresso. Sem dúvida muito aprendizado e muitos contatos nesses 10 dias!

Tirando a parte profissional na qual fiquei envolvido boa parte do tempo, já que como o congresso era no Brasil precisávamos conquistar as empresas que ali estariam para que se tornassem parceiras da AIESEC no Brasil, tínhamos também a agenda de festas. Cada noite do Congresso a festa era de uma parte do planeta - primeiro dia festa da África, depois Europa Central, Europa Leste, América Latina, Ásia, enfim...experimentei todas as possíveis bebidas típicas de todos os lugares pelos quais se quer um dia pensei em conhecer. Em um dos dias fechamos a quadra da escola de samba Mocidade e fizemos a "Noite Brasileira"lá - imaginem os gringos ao som da bateria da Mocidade e assistindo ao show que as mulatas deram no palco! A AIESEC colocou todos esses paises em um mesmo espaço e me deu essa oportunidade! O congresso foi ainda um momento para rever pessoas que eu não via há algum tempo. Muitos dos que aqui estavam estiveram na Turquia comigo ano passado e revê-los no Brasil foi bem especial.

Depois de 10 dias em um hotel 5 estrelas, vivenciando as mais diferentes culturas e costumes que você possa imaginar, voltamos para casa dia 30, um sábado no qual SP amanheceu aos 13 graus e nos fez tirar os casacos do guarda-roupas. A expectativa era de descando, mas no domingo de manhã voltamos ao Holliday Inn para retirar o que sobrou dos nossos patrocinadores - centenas de galões de água mineral e milhares de caixinhas de suco estão agora ocupando os lugares mais inusitados da casa, desde as paredes até a pia da cozinha! Iremos aproveitar esse estoque para os próximos eventos.

Essa semana tive dois dias de folga para recuperar o cansaço e voltar a ativa. Nesse fim de semana saí com a Cris, minha prima, fiz um tour pela Augusta para conhecer a tão famosa noite que todos comentam, terei um churrasco e um aniversário hoje. Amanhã tudo volta ao normal, o rítmo está ainda mais acelerado pois agora temos que dar conta de todas as empresas que estão nos procurando, cuidar do suporte aos escritórios da rede, organizar mais uma conferência que ocorrerá esse mês e realizar meu trabalho em marketing e com os alumni do Brasil! Acredito que depois dessa experiência tão intensa aqui no MC a carga horária de trabalho das consultorias mais famosas fica fichinha prá gente rsrs! Ano que vem o Congresso Internacional será na Malásia, quem sabe terei um post de lá?!?

domingo, 17 de agosto de 2008

Sem muito tempo...

Desde o dia 5 não tive mais tempo de colocar um pouco do que está rolando por aqui...hoje, dia 17, faltam apenas 5 dias para o Congresso Internacional da AIESEC, nesse momento, mais de 400 gringos de 100 países diferentes já estão aqui em SP, daí vocês imaginam a loucura. Durante os próximos 5 dias, mais 700 pessoas, entre membros e empresas, chegarão em SP para este mesmo evento.

Mesmo com todo o trabalho com o qual nosso time está envolvido, nos sobrou um tempinho no último fim de semana e resolvemos aproveitar. Saímos de SP no sábado a tarde (eu, Conrado, a Ju, Super e Bê) e fomos para Itapecerica da Serra. O comitê organizador do Congresso Internacional, 50 pessoas de mais de20 países, está hospedado lá desde o início de Julho e nos convidaram para uma festa no sábado a noite. A chuva não nos permitiu muita diversão pois a energia acabou por muito tempo e ficou complicado, mas mesmo assim valeu a pena ter ido.

Saímos de lá no domingo a tarde e descobrimos que estava rolando em SP o Festival de Santa Achiropita no tradicional bairro do Bixiga, um pedaço da Itália bem no meio da capital paulista, bem próximo da Paulista. Durante 11 noites a comunidade italiana do Bixiga se mobiliza para organizar o evento que reúne cerca de 200 mil pessoas durante os fins de semana. Trê ruas repletas de barracas com todas as opções que a culinária italiana oferece: pizzas, calzones, fogazzas, spagueti, doces e muito mais, tudo a preços bem atrativos. A música italiana também faz parte do festival, é bem divertido. Sáimos de lá bem satisfeitos, vale a pena conferir!

Durante a semana que se passou não tivemos muitas novidades. Todos estavam ocupados com os preparativos para o Congresso, a casa lotada de pessoas entrando e saindo a todo o momento e o ritmo ainda mais acelerado do que sempre esteve. Tivemos coaching em time com a Wilma, reuniões, cervejas aos finais de tarde, e o melhor, uma baladinha na Vila Madalena na sexta feira.

O lugar - www.coppolamusic.com.br - estava um pouco vazio, mas aproveitamos bastante, sobretudo após dividirmos uma garrafa de Jose Cuervo e algumas cervejas! Era o que precisávamos antes do Congresso. Após cambalhotas e muitas risadas, saímos da balada junto com a banda e voltamos para casa às 5:20 da matina, no primeiro metrô que passou. Já dava para ouvir as buzinas do trânsito de SP logo ao amanhecer.

Sábado de manhã acordei com o pessoal da gráfica vindo me mostrar alguns testes que eu havia pedido. Depois caímos na besteira de ir até a 25 de março tentar encontrar presentes do Brasil para trocar durante o Congresso - prá quê!? Parecia que ontem, já que o sol resolveu fritar essa cidade, todos resolveram ir comprar bugigangas na 25 - aquilo estava um caos, muita gente, carros congestionados, pessoas gritando e empurrando aqueles milhões de produtos, desde pilhas e alfinetes, até TVs de plasma e computadores.

Acabei saindo de lá sem comprar nada, já que um amigo de BH me ligou para irmos ao Jockey visitar um bazar - nos perdemos por vários minutos em SP e quando chegamos ao local, o bazar já havia acabado há um mês atrás. Depois shopping, bar, TV e no domingo Feira da Liberdade, voltas pelas ruas famosas de SP, Habib`s e finalmente um tempo tranquilo em casa para atualizar meu blog.